Ingredientes

  • 3 latas de leite condensado
  • 1 colher (sopa) de manteiga sem sal
  • 3 colheres (sopa) de chocolate em pó
  • 1 gema
  • 60 unidades de biscoito de maizena (aproximadamente)
  • 1 xícara (chá) de açúcar refinado
  • ½ xícara (chá) de açúcar confeiteiro

Modo de Preparo

Palha italiana: leve ao fogo brando o leite condensado, a manteiga, o chocolate, a gema e mexa bem até levantar fervura. Continue mexendo sempre por mais alguns segundos até desgrudar do fundo da panela e não escorrer facilmente da colher. Retire o brigadeiro do fogo e deixe esfriando em temperatura ambiente.

Montagem: forre todo o fundo de uma forma retangular (21 x 28 cm) com o plástico filme. Cubra o fundo da forma com 30 unidades do biscoito. Eles devem ficar bem colados um ao outro. Utilizando 1/3 do brigadeiro, espalhe uma fina camada sobre as bolachas, garantindo que todas estejam bem cobertas. Coloque outra camada de 30 unidades do biscoito. Cubra com mais 1/3 do brigadeiro da mesma forma, fina e uniforme. Leve para a geladeira por aproximadamente 40 minutos.

Finalização: faça uma mistura dos dois tipos de açúcar e polvilhe um pouco sobre a segunda camada do brigadeiro. Com a superfície coberta com um pedaço de papel manteiga, vire rapidamente a forma e retire com cuidado o plástico que cobre as bolachas. Passe a última parte do brigadeiro sobre as bolachas e polvilhe mais a mistura de açúcar. Faça a marca de 12 unidades da palha nas medidas 7 x 7 cm e prepare para corte. Com uma faca lisa e de ponta fina, corte firmemente as bolachas limpando a faca a cada linha de corte.

Dica: a palha italiana pode ser servida sozinha, como acompanhamento de café, em pedaços menores como docinhos de festa, acompanhada de sorvete, mousse ou na elaboração de outras tortas e bolos.

Convidada: confeiteira Adriana Spinelli Prado