Ingredientes
ACARAJÉ
6 xícaras (chá) de feijão fradinho
1 cebola grande (batida do liquidificador)
1 copo americano de água.
Sal a gosto
2 litros de azeite de dendê
VATAPÁ
1⁄2 kg de farinha de trigo (ou 10 unidades pão francês, de um dia para o outro)
2 litros de água
1 xícara (chá) de amendoim torrado sem pele
1 xícara (chá) de castanha de caju
2 xícaras (chá) de leite de coco
1 colher (chá) de gengibre
300g de camarão seco
1/2 xícara (chá) de azeite de dendê
Sal a gosto
ABARÁ
500g de feijão fradinho - deixar de molho por três horas (é o mesmo processo da massa do
acarajé)
1 cebola grande bem picada
1 xícara (chá) de camarão seco (pode também usar camarão fresco)
1 colher (chá) de gengibre
10 colheres (sopa) de azeite de dendê
10 folhas médias de bananeira cortadas em pedaços de 10 x 20 cm
Molho:
1 xícara (chá) de camarão seco
1 cebola pequena bem picada
3 colheres (sopa) de azeite de dendê
CARURU DE QUIABOS
4 colheres (sopa) de azeite de oliva
6 colheres (sopa) de azeite de dendê
1 cebola picada
1 dente de alho picado
1 xícara de camarões secos descascados e moídos
1⁄2 xícara de amendoim torrado e moído
25 unidades de quiabos picados em cubos pequenos
Modo de Preparo
ACARAJÉ
Coloque o feijão de molho durante 3 horas. Lave de hora em hora para retirar a pele. Escorra em uma peneira durante 30 minutos. Passe o feijão em um processador de alimentos. Bata no liquidificador a cebola com a água (veja se a cebola não soltou muita água. Se soltou, talvez nem precise de toda água, quanto menos água colocar, melhor). Coloque o feijão processado em um caldeirão. Misture com a cebola, acrescente o sal e bata com uma colher de pau
durante 10 minutos. Para fritar: aqueça o azeite de dendê até levantar fervura e, com uma colher de sopa, modele os acarajés e frite até dourar.
VATAPÁ
Bata no liquidificador o leite de coco, castanha, amendoim, gengibre, camarão e o coentro. Em uma panela, dissolva a farinha de trigo com a água, coloque em fogo baixo mexendo durante 20 minutos. Acrescente o tempero batido e deixe cozinhar mexendo por 10 minutos. Acrescente o azeite de dendê e cozinhe por mais 5 minutos.
ABARÁ
Triture o feijão no moinho, processador ou liquidificador. Coloque de molho na água de um dia para o outro. As cascas que soltarem na água devem ser retiradas. Em uma peneira, escorra o feijão e lave em água corrente. Reserve. Bata o feijão novamente no processador junto com a cebola, o camarão e o gengibre até ficar uma massa homogênea. Aos poucos, misture o dendê até espalhar bem a cor. Reserve. Os abarás são envoltos na folha de bananeira. Passe a folha de bananeira delicadamente na chama do fogo para amaciá-la e, em seguida, coloque uma colher (sopa) da massa preparada na folha da bananeira. Em uma das pontas, sobreponha um lado da folha sobre o outro, depois dobre as laterais para o centro. Dobre para baixo e repita a mesma operação com a outra extremidade. Depois de todos dobrados, leve os abarás para cozinharem no vapor por 30 minutos.
Molho:
Passe no processador o camarão até ele virar um pó. Reserve. Frite a cebola no azeite de dendê até ficar macia, junte o camarão triturado e refogue por 5 minutos em fogo baixo. Se ficar seco, coloque um pouco de água. Os abarás podem ser servidos quentes ou frios, na própria folha da bananeira. É só cortar o abará ao meio e colocar o molho
a gosto.
CARURU DE QUIABOS
Em uma panela, coloque os dois azeites, a cebola e o alho. Refogue bem e acrescente, os camarões secos, metade do amendoim e o quiabo. Junte deixe cozinhar em fogo brando. Se necessário, adicione um pouco de água. Quando estiver cozido, se quiser, junte o amendoim restante para engrossar. Cozinhe mais um pouco e sirva a seguir.