Ingredientes
Caldinho de feijão
4 xícaras (chá) de feijão preto (após 4 horas de molho)
100 g de paio
150 g de bacon
1 cebola picada
4 dentes de alho amassados
Sal e pimenta a gosto
1 folha de louro
Água cobrindo 3 dedos o feijão
Caldo de mocotó
500 g de mocotó de boi
1 limão
1 cebola picada
3 tomates picados
2 folhas de louro
4 dentes de alho picados
Cebolinha a gosto
Coentro a gosto
3 colheres (sopa) de óleo de soja
2 litros de caldo de legumes ou água
Cabeça de galo
2 litros de água
1 cebola picada
2 tomates picados
3 colheres (sopa) de coentro fresco picado
3 dentes de alho picados
Sal e pimenta-do-reino a gosto
1 colher (chá) de colorau
2 peitos de frango ou coxa e sobrecoxa
4 ovos
1 colher (sopa) de manteiga
10 colheres (sopa) de azeite de oliva
1 xícara (chá) de farinha de mandioca fina
Modo de Preparo
Caldinho de feijão na panela de pressão, coloque o feijão, 4 dedos de água acima dos grãos de feijão, o louro e um pouco de sal. Cozinhe na pressão por 30 minutos. Em uma frigideira, refogue a cebola, o alho com o sal e a pimenta. Reserve. Frite o bacon e o paio separado. Coloque em cima de um papel toalha deixe absorver o óleo. Verifique se os grãos estão macios a seu gosto. Leve novamente ao fogo e deixe ferver. Coloque o refogado que você fez, misture tudo e cozinhe por 8 minutos. Depois, bata no liquidificador e passe na peneira. Deixe no seu ponto colocando mais ou menos água dependendo se você quer o caldo mais fino ou mais grosso. Finalize com o bacon frito ou paio. Sirva bem quente em canecas ou copinhos.
Caldo de mocotó: escalde com água quente e limão os pedaços de mocotó. Deixe de molho nessa mesma água por 30 minutos, depois escorra e reserve. Em uma panela (pode ser de pressão), coloque um pouco de óleo, refogue primeiro os pedaços de mocotó, depois junte todos os temperos e refogue por uns 08 minutos em fogo baixo. Despeje o caldo ou água e tampe a panela. Deixe ferver e abaixe o fogo. Em seguida, cozinhe por 60 minutos. Se for na pressão 30 minutos é suficiente. Depois, verifique se as cartilagens do mocotó estão bem cozidas e deixe esfriar. Retire as cartilagens e bata rapidamente no liquidificador. Leve ao fogo novamente e finalize com mais coentro e cebolinha.
Cabeça de galo: em uma panela grande, coloque o azeite e a manteiga. Junte a carne de frango com os ossos e refogue por uns 10 minutos. Em seguida, coloque o sal e a pimenta-do-reino, a cebola, o alho, o tomate, o colorau e o pimentão e adicione a água fria. Tampe a panela, deixe ferver, abaixe o fogo e deixe cozinhar por uns 30 minutos. Em seguida, retire os ossos e descarte. Retire umas duas conchas do caldo e quebre os ovos nesse caldo quente, mexendo com um garfo para que os ovos sejam diluídos (reserve). Em outro recipiente, coloque a farinha de mandioca e, aos poucos, vá colocando água fria, misturando com um garfo para não empelotar. Adicione a farinha, previamente misturada, ao caldo da panela e misture bem. Em seguida, junte os ovos, que também foram previamente misturados, e, por último, coloque o coentro. Deixe cozinhar por mais 10 minutos em fogo baixo. A consistência é de um caldo grosso.
Convidado: chef Carlos Ribeiro