5 porções pessoas
1 hora e 15 minutos
Ingredientes
1 abóbora japonesa (aprox. 800 g)
25 camarões-rosas médios limpos
3 camarões-rosas grandes com rabinho
1 pote de creme de leite fresco
1 xícara (chá) de queijo gorgonzola
1 xícara (chá) de catupiry
1 colher (café) de noz-moscada ralada
Sal e pimenta-do-reino a gosto
1 colher (sopa) de salsinha picada
1/4 xícara (chá) de parmesão ralado
Salsinha crespa para decorar
Modo de Preparo
Corte uma tampa na abóbora (cuidado com a faca). Retire todas as sementes da abóbora e da tampa com uma colher. Embrulhe bem no papel-alumínio e asse a 200 graus por 1 hora e meia ou até estar bem macia. Retire a água que se forma no fundo da abóbora. Retire 1 e 1/2 xícara de polpa já assada da abóbora e reserve.
Coloque os camarões na frigideira quente com um fio de azeite, tempere com sal e pimenta-do-reino e frite por 1 minuto de cada lado (ele vai chegar no molho). Na mesma frigideira, frite os 3 camarões grandes de todos os lados. Reserve.
Passe um papel na frigideira (retire alguns pontos pretos) e coloque um pote de creme de leite fresco.
Coloque o queijo gorgonzola e o catupiry dentro do creme de leite já fervendo e mexa para dissolver. Coloque a polpa da abóbora assada e mexa para ficar homogêneo. Tempere com noz-moscada, sal e pimenta-do-reino. Volte os camarões médios para a panela, junto com o caldinho que se formou. Reserve os grandes. Mexa por 2 minutos, coloque salsinha picada e mexa. Agora, coloque todo este creme com os camarões dentro da abóbora, salpique com parmesão ralado e leve ao forno até gratinar. Esquente os camarões grandes por 3 minutos no forno. Sirva com os camarões grandes por cima e salsinha crespa para decorar.