4 pessoas
30 minutos
Ingredientes
CANJIQUINHA
1 xícara (chá) de canjiquinha de milho (ou quirera)
1 litro de caldo de legumes (caseiro)
3 colheres (sopa) de cebola cortada em brunoise
3 colheres (sopa) de azeite
1 abobrinha (pequena) cortada em cubos pequenos
1 cenoura (pequena) cortada em cubos pequenos
1 berinjela (pequena) cortada em cubos pequenos
½ xícara de Salsa
Sal a gosto
Pimenta-do-reino a gosto
Páprica doce a gosto
½ xícara (chá) de queijo coalho ralado fino
PAÇOCA DE CARNE-SECA
500 g de carne-seca
1 cebola grande
⅓ xícara (chá) de farinha de mandioca torrada
¼ xícara (chá) de manteiga ghee ou manteiga de garrafa
sal a gosto
FAROFA DE PIPOCA
4 colheres (sopa) de milho para pipoca
½ colher (sopa) de óleo
Sal a gosto
MOLHO DE VINHO QUENTE
2 xícaras (chá) de vinho tinto
1 colher (sopa) de açúcar
1 colher (sopa) de gengibre
1 pau de canela
Casca de 1 laranja
Casca de 1 limão
2 cravos da índia
½ colher (café) de amido de milho
2 colheres de água
Sal a gosto
Pimenta a gosto
Modo de Preparo
Convidado Chef Daniel Aquino
CANJIQUINHA
Deixe a canjiquinha de molho por duas horas antes de começar a cozinhar. Em uma panela, coloque duas colheres de azeite e leve ao fogo, adicione duas colheres de cebola, acrescente a cenoura e deixe refogar. Depois, adicione a abobrinha e, por último, a berinjela, reserve. Leve ao fogo outra panela e acrescente 1 colher de azeite, adicione a cebola e deixe refogar sem queimar. Adicione a canjiquinha, a páprica e o caldo de legumes quente. Deixe cozinhar em fogo baixo até a canjiquinha ficar macia, mas sem secar totalmente o caldo. Adicione os legumes e, quando a canjiquinha já estiver no ponto (macia), acrescente o queijo coalho ralado e a salsinha. Corrija o sal e a pimenta.
PAÇOCA DE CARNE-SECA
Corte a carne-seca em cubos. Lave bem a carne em água corrente. Deixe a carne coberta com água por 12 horas na geladeira trocando a água a cada 2 horas ou escalde a carne: utilize uma panela e cubra a carne com água, leve ao fogo e deixe cozinhar 10 minutos. Descarte a água e repita por mais 2 vezes. Se você utilizou o primeiro método para dessalgar a carne, então, em uma panela de pressão, coloque a carne, cubra de água até a metade, leve ao fogo e quando começar a pressão conte 30 minutos, espere esfriar, retire, descarte a gordura e reserve a carne. No segundo caso, depois de escaldar a carne por 3 vezes, escorra, retire a gordura e reserve a carne. Passe a carne por um processador (o método tradicional de fazer é utilizando um pilão). Leve ao fogo uma frigideira, quando aquecer, acrescente a manteiga, a cebola e uma pitada de sal e deixe refogar até murchar a cebola. Acrescente a carne-seca e deixe dourar. Aos poucos, adicione a farinha de mandioca sem parar de mexer e deixe até aquecer. Corrija o sal.
FAROFA DE PIPOCA
Em uma panela, coloque o óleo e leve ao fogo médio com alguns grãos de pipoca. Quando estes grãos começarem a estourar, abaixe o fogo e acrescente o restante do milho e tampe. Mexa a panela delicadamente a cada 2 minutos. Quando estiver fria, tempere com sal e triture em um liquidificador.
MOLHO DE VINHO QUENTE
Em uma panela, coloque o vinho, gengibre, canela, as cascas cítricas e o cravo. Leve ao fogo e, quando começar a ferver, deixe em fogo baixo. Prove para ver se está bem aromatizado. Coe e leve ao fogo. Dilua o amido em duas colheres de água e misture com o vinho com a ajuda de um fouet. Corrija o sal e a pimenta.