Ingredientes
2 xícaras (chá) de feijão
6 xícaras (chá) de agua
2 folhas de louro
3 dentes de alho
1/2 cebola media
Sal e pimenta do reino a gosto
Coentro ou salsinha a gosto
2 colheres (sopa) de azeite
Modo de Preparo
Remolho: coloque o feijão de molho no dobro de água em relação a quantidade de grão por 2 horas. Jogue esta água fora e coloque em uma nova água por mais 10 horas aproximadamente. Dispense esta água e coloque o feijão para cozinhar na panela com as folhas de louro e a água.
Feijão: assim que a panela der pressão, abaixe o fogo, conte 10 minutos e separe. Em uma outra panela, com a panela fria, coloque o azeite, a cebola e o alho. Assim que o alho e a cebola dourarem, coloque uma concha do feijão com caldo e amasse (isso que vai engrossar o caldo mais rápido). Tempere com sal e pimenta do reino a gosto. Finalize com um fio de azeite e coentro ou salsinha picados grosseiramente.
Molhinho: coloque no liquidificador uma concha de feijão com caldo já pronto e temperado, uma pimenta dedo de moça sem semente picada e coentro a gosto. Bata por alguns minutos.
Dicas para um bom feijão:
1 – A panela de pressão não pode ter menos de um terço de seu interior preenchido e nem ultrapassar 2/3.
2 – Para cada xícara de feijão, 1 folha de louro.
3 – O remolho serve tanto para hidratar o feijão (acelerando o cozimento) como para eliminar os gazes e fatores que impedem a absorção de nutrientes.
4 – Você pode cozinhar em uma panela aberta, mas na panela de pressão vai cozinhar em 1/3 do tempo.
5 – O fogo não pode ultrapassar o diâmetro da panela. A potência do fogo está na ponta da chama, portanto, se estiver fora da panela você está jogando fogo fora. Deu pressão, abaixe o fogo.
6 – Cozinhe uma vez por semana e congele em porção e sem tempero para a semana toda.
Convidado: chef e professor de gastronomia Deumas Oliveira