Ingredientes
2 peitos de frango com pele e com osso
3 xícaras (chá) de quiabo inteiros (300g)
2 cebolas
3 espigas de milho
1 litro de água
1 xícara (chá) de canjiquinha (também conhecido como xerém ou quirela)
1 xícara (chá) de sal grosso
3 colheres (sopa) de açafrão da terra (cúrcuma)
2 dentes de alho
2 colheres (sopa) de azeite
2 colheres (sopa) de óleo
Sal a gosto
Papel alumínio
1 pitada de açúcar
Modo de Preparo
Angu: corte o milho da espiga e bata no liquidificador com a água. Coe e coloque em uma panela em fogo médio, junto com a canjiquinha. Mexa constantemente para não grudar no fundo. Separe os filés de peito da carcaça preservando a pele. Reserve os filés e corte os ossos em pequenos pedaços, coloque uma pitada de açúcar. Reserve.
Molho: em uma panela, coloque o óleo e 1 cebola e meia picada em cubinhos, deixe queimar a cebola. (ela tem que ficar de dourada pra escura). Coloque os pedados da carcaça de frango e doure por aproximadamente 8 minutos. Adicione água quente até cobrir, 1 colher de sopa rasa de açafrão e deixe apurar o caldo em fogo alto.
Frango:tempere a parte de baixo do peito do frango (o lado oposto da pele) com uma pitada pequena de sal e espalhe açafrão da terra em todo peito. Em um papel alumínio cortado, coloque fatias finas de cebola e o alho picadinho. Meia cebola é o suficiente para os 4 filés da receita. Posicione o peito em cima e envolva o peito até a metade, deixando apenas a pele do frango exposta. Faça isso com todos os filés, coloque em uma assadeira e cubra a pele do frango com uma generosa camada de sal grosso. Em forno pré-aquecido a 180ºC, asse os peitos por 15 minutos. Retire do forno os peitos e retire a crosta de sal, secando bem com um papel toalha. Volte os filés para o forno e na função gratinar a 250ºC, asse por mais 10 minutos ou até a pele ficar dourada.
Quiabo: lave os quiabos e enxugue bem. Corte no meio, do cabo à ponta, e coloque virado com a parte do meio em uma frigideira com um fio de azeite (aproximadamente 2 colheres de sopa). Deixe dourar até ficarem macios, por aproximadamente 3 a 5 minutos. Retire os filés de frango do forno. Retire o frango do papel alumínio com cuidado para preservar o caldo que fica retido no alumínio. Reserve os filés e coe o caldo.
Finalização: use o caldo para temperar o frango e o angu, colocando aos poucos, pois o caldo fica um pouco salgado por causa do sal grosso. Monte no prato o angu com canjiquinha em baixo, um pouco de molho (umas 9 colheres de sopa), o frango em cima e ao lado os quiabos grelhados.
Dicas: para fazer o tradicional “frango com quiabo”, faça os passos do molho, porém usando pedaços de frango (use um frango inteiro ou coxas e sobre coxas). Ajuste o sal. Ao final, quando o frango já estiver cozido, adicione o quiabo cortado em fatias e espere amolecer. O angu de milho pode ser feito sem canjiquinha. Porém use 4 espigas para 1 litro de água. Pode-se também fazer angu com fubá se preferir.
Convidada: chef Raquel Novais