Ingredientes
Hambúrguer vegano
1 xícara (chá) de lentilha
1 xícara (chá) de feijão azuki
1 xícara (chá) de grão bico
2 ou 3 bananas verdes cozidas
1 xícara (chá) de castanha caju picadas grosseiramente
1 xícara (chá) de nozes picadas
1 xícara (chá) de castanha do pará
1/2 xícara (chá) de mix de sementes tostadas
2 colheres (sopa) de azeite
Punhado alecrim
Punhado alho poró
2 colheres (café) de sal ou a gosto
1 colher (café) de cominho em pó
1 punhado de beterraba ralada
Punhado salsa (opcional)
Espaguete de legumes
1 abobrinha pequena
1 cenoura
5 unidades de tomate cereja
1 a 2 colheres (sopa) de azeite de capim de limão
Ervas frescas a gosto
Sal, pimenta e noz moscada a gosto
Azeite de capim limão
1 xícara de chá de azeite
1 punhado de capim limão inteiro lavado e seco
1 pitada de sal
Biomassa de banana verde
2 ou 3 bananas verdes cozidas
Modo de Preparo
Hambúrguer vegano: junte a pasta de banana verde com todos os ingredientes da receita e coloque no triturador, bata até formar uma pasta grossa (sem que vire uma pasta uniforme). Retire metade do conteúdo do triturador e reserve. O restante transforme em uma pasta homogênea. Junte a pasta homogênea com a pasta “grossa” e misture à mão. Adicione opcionalmente 1 punhado de beterraba ralada (opcional). Molde em forma de hamburguer ou almôndegas. Pode servir cru ou frito/assado. No forno, mantenha temperatura 170º C e deixe por 15 minutos.
Espaguete de legumes: rale a abobrinha e a cenoura e depois misture com tomatinhos. Em seguida envolva em azeite de capim limão. Adicione as ervas frescas a gosto. Adicione sal, pimenta e noz moscada a gosto.
Azeite de capim limão: higienize o capim limão e seque. Corte em pedacinhos com uma faca ou com uma tesoura. Bata o azeite, sal e capim limão no liquidificador e coe. Reserve e armazene em geladeira em pote de vidro.
Biomassa de banana verde: solte as bananas da penca, sem romper a casca. Lave-as com uma esponja para retirar as sujeiras. Coloque as bananas na panela e cubra com água. Acenda o fogão, tampe a panela e deixe ferver (se a água evaporar, acrescente mais para manter as bananas sempre cobertas). Quando levantar fervura, abaixe o fogo mantendo as bananas na panela até que a casca se rompa, permitindo descascá-las. Retire as bananas com o auxílio de uma pinça e, sobre um prato ou tábua e com a ajuda de uma colher e de um garfo retire a polpa. Ainda quente, bata no liquidificador as polpas com um pouquinho de água filtrada (cerca de uma a duas xícaras de café) até virarem uma pasta.