Ingredientes
Massa fresca
4 xícaras (chá) de farinha de trigo
5 ovos
1 fio de azeite (se precisar)
1 pitada de sal
Molho rústico de tomate
1,5 kg de tomate maduro (de preferência tomate italiano)
3 dentes de alho picados
1/2 cebola picada
2 folhas de louro
Manjericão a gosto
Azeite (a gosto)
Sal e pimenta do reino a gosto
Massa com grão duro
2 xícaras (chá) de farinha de trigo
1 xícara (chá) de semolina grano durum
4 ovos
1 fio de azeite (se preciso)
1 pitada de sal
Modo de Preparo
Massa fresca: coloque a farinha e a pitada de sal em uma bacia e abra um espaço no meio. Acrescente os ovos um a um ligeiramente batidos e sovando até que forme uma pasta (massa) unida, em seguida, deixe descansar enrolada em um saco plástico por 20 minutos na geladeira. Retire da geladeira, polvilhe farinha com a mesa ou bancada e, com um rolo, abra a massa aos poucos sempre polvilhando farinha dos dois lados. Quando ela atingir uma grossura (espessura) desejada, mais ou menos da grossura da capa de um caderno, corte em tiras finas ou grossas, a sua escolha, e leve para o cozimento. Coloque bastante água em uma panela e deixe ferver bem. Coloque a massa na água fervendo aos poucos e tire de acordo com o cozimento que você deseja. Retire um pouco antes do ponto desejado e termine o cozimento no molho.
Molho rústico de tomate: pegue um ralador e rale o tomate na parte mais grossa do ralador e com a parte onde vai o talo dele voltada para sua mão (vai sobrar praticamente só a casca do tomate na sua mão) reserve. Em uma panela, coloque o azeite e com ele ainda frio coloque a cebola e o alho picados para fritar. Assim que a cebola estiver transparente, coloque na panela o tomate ralado, as folhas de louro, uma pitada de sal e pimenta do reino e deixe apurar. Coloque o macarrão para terminar o cozimento neste molho e, assim que estiver no ponto que vc goste, sirva com folhas de manjericão por cima.
Dica: deve-se usar muita água no cozimento da massa, porque a massa para ter um bom cozimento precisa circular pela água fervendo e com espaço para o amido inchar, voltar a se comprimir e cozinhar por inteiro sem grudar um no outro.
Massa com grão duro: coloque a farinha, a semolina e a pitada de sal em uma bacia e abra um espaço no meio. Acrescente os ovos um a um, ligeiramente batidos, e sovando até que forme uma pasta (massa) unida. Em seguida, deixe descansar enrolada em um saco plástico por 20 minutos na geladeira. Retire da geladeira, polvilhe farinha com a mesa ou bancada e com um rolo abra a massa aos poucos sempre polvilhando farinha dos dois lados. Quando ela atingir uma grossura (espessura) desejada, mais ou menos da grossura da capa de um caderno, corte em tiras finas ou grossas, a sua escolha, e leve para o cozimento. Coloque água e sal em uma panela e deixe ferver bem. Coloque a massa na água fervendo aos poucos e tire de acordo com o cozimento que você deseja. Retire um pouco antes do ponto desejado e termine o cozimento no molho.
Dica: se por acaso você não tiver rolo para abrir a massa, abra com uma garrafa de vinho ou de cerveja, polvilhando farinha e sem colocar força para não quebrar a garrafa.
Convidado: chef Deumas Oliveira