Ingredientes
Massa
1 kg de farinha de trigo gelada
¼ de xícara (chá) para polvilhar
½ colher (chá) de sal
4 ½ xícaras (chá) de manteiga sem sal gelada, cortada em retângulos
1 xícara (chá) não muito cheia de água gelada
½ xícara (chá) de vinagre de maçã gelado
Recheio
12 maçãs gala descascadas e cortadas em cubos
1 ¾ xícara (chá) de água
4 colheres (sopa) de suco de limão
2/3 de xícaras (chá) açúcar
4 colheres (chá) de tapioca granulada, seca
½ colher (chá) de canela em pó
1 pitada de noz-moscada, ralada na hora de preferência
2 colheres (sopa) de manteiga gelada cortada em cubos
1 ovo
Açúcar refinado para polvilhar
Modo de Preparo
Massa: misture a farinha e o sal. Reserve. Misture a água e o vinagre. Reserve. Com a ajuda de uma faca, vá cortando a manteiga em pedaços um pouco menores, enquanto adiciona a água com vinagre, alternando com a farinha. Com a ajuda de um rolo, bata a massa até formar blocos grandes. Atenção para não rolar a massa. Polvilhe a massa com um pouco de farinha. Vá batendo com o rolo até abrí-la no formato de um retângulo. E, com a ajuda da faca, dobre a massa sobre ela mesma. Repita esse processo até obter uma massa unida. Coloque a massa em um saco plástico apropriado e leve à geladeira por 60 minutos. Retire apenas na hora de montar a torta.
Recheio: Misture a água e o suco de limão em uma tigela e reserve. Vá colocando a maçã na água com limão conforme for cortando, para que não escureçam. Em uma tigela grande, misture o açúcar, a tapioca, a canela e a noz-moscada. Escorra bem as maçãs e misture ao açúcar temperado e reserve.
Montagem: forre uma forma para torta (sem fundo removível) com papel alumínio e unte com manteiga. Divida a massa em dois pedaços. A porção que for usada para a base deve ser ligeiramente menor que a metade que irá cobrir a torta. Abra ambos em uma superfície enfarinhada, com a ajuda de um rolo. Cubra a forma com a massa, deixando sobrar um pouco nas laterais. Coloque o recheio e, por cima, os cubos de manteiga. Pincele as bordas com o ovo batido e cubra com a outra metade da massa. Aperte-as contra o recheio para tirar o ar. Corte os excessos de massa das laterais e, com os dedos, feche a torta, fazendo um babado. Pincele a torta com o restante do ovo e polvilhe com o açúcar. Com a ajuda de uma faca afiada, faça 8 cortes no topo para permitir que o ar saia durante o cozimento. Cubra a torta com um plástico e leve à geladeira por pelo menos 2 horas. Retire a torta da geladeira, preaqueça o forno a 140ºC e asse por aproximadamente 2 horas ou até que
esteja dourada e crocante.
Convidado: Arnaldo Silva, supervisor de cozinha do restaurante Ráscal