Você sabe organizar os alimentos de maneira correta na sua geladeira?

thumb-dicas-do-edu

Para que sua geladeira funcione bem e os alimentos realmente fiquem conservados, evitando também mau cheiro, devemos seguir algumas regras.

1. Tudo que entrar na geladeira deve ser bem lavado (garrafa, latas e embalagens em geral).
2. Guarde os alimentos nos locais corretos.

Onde ficam os locais corretos?

1
As duas primeiras prateleiras são as partes mais geladas do equipamento. Por esse motivo, alí devem ficar armazenados os alimentos mais perecíveis (estragam mais rápido) como lácteos (leite, iogurte, queijo, etc) e embalagens abertas de sucos, geléias, doces prontos, etc.
2
Na segunda prateleira, armazene alimentos prontos como legumes cozidos e sobras, devidamente guardados em potes (de preferência de vidro) e os ovos. Os ovos devem ficar no fundo da prateleira e não na porta. A porta é o local onde as temperaturas mais variam, devido a abertura constante do equipamento. Essa variação dá condições perfeitas para que bactérias, como a salmonella, se multipliquem, o que pode causar casos graves de diarréia. Podem ser armazenados na porta: conservas, molhos como mostarda, molho shoyo, etc.
3
Acima dos gavetões, onde a temperatura não é muito baixa, é a área ideal para armazenar garrafas pets, além de frutas diversas.
4
Os gavetões são o local menos refrigerado. Por isso, é ideal para guardar legumes e verduras . Esses alimentos por serem muitos sensíveis à temperaturas muitos baixas, acabam “queimando” e estragando mais fácil. Além disso, após lavadas, para uma melhor duração, as folhas devem ser guardadas secas na geladeira (pode ser utilizada “centrífuga” de folhas).
Atenção: Não se deve guardar latas abertas na geladeira. Ao abrir a lata, o verniz interno se rompe e expõe o alimento à substâncias tóxicas. Após aberta, retire o alimento da lata e guarde em um pote de vidro.

E a limpeza, como fica?

Teoricamente deveria ser feita todos os dias, com a remoção da sujeira das prateleiras e limpeza com detergente neutro. Uma vez por semana uma limpeza mais profunda, utilizando também bicarbonato de sódio (diluir 2 pacotes em 1 litro de água). O bicarbonato é ótimo para tirar manchas e aquele “cheirinho” de geladeira.

Agora sua geladeira vai funcionar de modo perfeito, conservar bem os alimentos e ficar sem aquele “cheirinho” desagradável!